Ao longo dos meus 20 anos de projetos, sempre fui aficionado por transformar o ambiente de projeto, em um ambiente estável e constante como o de produção. Cenário que costumo chamar de voo de cruzeiro – nosso projeto entrou em voo de cruzeiro.
Sabemos que as características de um ambiente de projeto são peculiares e tendem a se manter durante a vida do projeto, o que podemos mudar ao longo do tempo é a forma de lidar com ele. Entrar em voo de cruzeiro no projeto, significa lidar com as adversidades com naturalidade, diminuir os esforços durante o caminho, manter o ritmo alto, eliminar as surpresas...
Conduzir um projeto para essa condição não significa apenas utilizar as conhecidas ferramentas de gerenciamento como a gestão de riscos, planejamento, gestão de mudanças e etc., mas criar um ambiente preparado para isso.
Preparar este ambiente requer principalmente:
Empenho na Decolagem
Tal qual um avião consome o dobro de combustível na subida para atingir a força para decolar e ganhar altitude, um projeto deve concentrar mais esforços no início. Também é quando os pilotos têm menor tempo de decisão, não subestime nem mesmo a kick off meeting, se possível escolha os melhores para estruturar o projeto. Não poupe esforços nesta fase, os erros e os acertos do início serão sentidos durante toda a vida do projeto.
Prepare a Tripulação
Ponto fundamental! Assim como em qualquer voo, a tripulação está habilitada e conhece todos os procedimentos a serem realizados enquanto a aeronave está em voo de cruzeiro. Sua equipe também deverá estar preparada para esse momento, dominando o projeto e executando as atividades com sinergia. Utilizar todas as perspectivas de desenvolvimento de uma equipe é fator crítico de sucesso para alcançar um voo de cruzeiro.
Foque no Plano de Voo
Da mesma forma que uma aeronave normalmente só possui combustível para realizar uma única rota e suas contingências, o objetivo do projeto está intimamente ligado a viabilidade dele. Para lidar com as adversidades, é preciso entender e promover os objetivos. Em muitas ocasiões, somente o objetivo é capaz de dar luz a tomada de decisão.
É claro que existem outros fatores necessários para um projeto alcançar as condições em que a variabilidade pouco interfere nos processos diários. Mas a falta de foco em qualquer um desses 3 pode fazer com que você leve muito mais tempo do que o necessário para atingir a altitude e velocidade de cruzeiro, ou pior, te tire dessa condição no meio do projeto;
Todo projeto deveria entrar em voo de cruzeiro, os stakeholders percebem o que acontece quando o avião atinge essa condição - diminui o ruido do ambiente, relaxamos, podemos tirar o cinto de segurança e até ir ao banheiro se precisar, oportunidades que nem todos os projetos oferecem.
Poderia escrever muito mais sobre o tema, mas o objetivo era gerar uma reflexão rápida e dinâmica. Aproveite e lembre-se, não importa o tempo de voo, toda viagem entra em voo de cruzeiro, assim como pode ser no seu próximo projeto, então potencialize isso!
Comments