Princípios & Fundamentos
TAGs & Chunks
É um princípio organizacional de Work Packages que utiliza identificações exclusivas baseadas em unidades de informação de fácil acesso. Saiba mais...
Iterações & Black Box
Este conceito se refere à abordagem de gerenciamento de projetos, particularmente útil em projetos complexos ou inovadores, que requerem iterações contínuas para o desenvolvimento do escopo do projeto.
A ideia central é que, em vez de tentar definir todo o escopo do projeto desde o início, o projeto é dividido em partes menores ou “black boxes”, cada uma das quais pode ser desenvolvida e iterada de forma independente. Essas “black boxes” são aplicadas aos diferentes níveis da Estrutura Analítica do Projeto (WBS - Work Breakdown Structure), permitindo que cada componente do projeto seja desenvolvido, testado e aprimorado de forma iterativa.
Esta abordagem reconhece que a incerteza e a mudança são inerentes a projetos complexos e inovadores, e fornece uma estrutura flexível que pode se adaptar às mudanças nas necessidades do projeto e do ambiente. Ao mesmo tempo, o uso de “black boxes” ajuda a manter a organização e a estrutura, garantindo que todas as partes do projeto estejam alinhadas com os objetivos gerais.
Bolhas de Interferências
São fenômenos caracterizados por uma interferência que é inadvertidamente valorizada como consequência da procrastinação, culminando em um impacto que é desproporcionalmente maior do que o inicialmente previsto. Essas bolhas são uma ameaça potencial para a progressão efetiva do projeto.
Planejamento Ativo
É um estilo de planejamento dinâmico que reage ativamente e continuamente ao processo de monitoramento e controle, permitindo a adaptação funcional a quaisquer desvios de percurso ou alterações de ritmo. Se refere a abordagem flexível para alcançar parâmetros definidos nos objetivos de projeto independentemente das mudanças nas circunstâncias.
Path of the Ps
É uma técnica de planejamento de curto prazo com um procedimento sequencial lógico que emprega princípios fundamentados no LEAN para criar a programação de atividades semanais. Essa abordagem integra a disponibilidade de recursos e as capacidades das equipes, permitindo definir parâmetros executivos de maneira objetiva e assertiva. Saiba mais...
Articulações
São os pontos onde existem intersecções entre os métodos ágeis e os métodos preditivos em metodologias híbridas. Representam interfaces de integração entre métodos e ferramentas distintas para permitir a comunicação sistemática do projeto.
Gestão Newtoniana
É uma mentalidade de gestão de projetos que se baseia na concepção de que, uma vez que o escopo está definido e todas as atividades predecessoras foram concluídas, basta esperar o entregável iniciar a execução e ele será concluído. Saiba mais...
Diagrama A-A
É uma ferramenta analítica empregada para avaliar a resposta comportamental de um projeto ou metodologia diante de mudanças. Este diagrama gráfico ilustra a correlação entre a alteração, que é o impacto da mudança aplicada ao projeto, e a adaptação, que é a modificação no projeto em relação ao seu escopo original, resultante da alteração implementada.
Espectros do CEI
É uma técnica de avaliação fundamental que visa assegurar a funcionalidade de uma EAP. Esta técnica avalia a estrutura sob três espectros distintos – comportamental, eficiência e integridade – cada um proporcionando uma validação única e complementar para a análise da estrutura do projeto.
Redundância de Planejamento
Esta é uma análise e revisão sistemática do escopo, prazos, custos e demais parâmetros de planejamento para garantir que são viáveis e estão alinhados com as estratégias do projeto. Este processo envolve a avaliação contínua de todos os aspectos do planejamento para assegurar que os objetivos do projeto possam ser alcançados dentro dos limites estabelecidos.
Princípio do Sniper
Este é um comportamento ou dinâmica de trabalho onde o planejamento é realizado analisando e calculando a solução de um problema com base em uma perspectiva futura, e não apenas na situação atual. Analisar um problema com base na situação futura implica em levar em consideração as mudanças que podem ocorrer no ambiente do projeto. Desta forma, é possível mensurar os efeitos da solução no momento em que serão aplicadas. Esta abordagem proativa permite que o planejador antecipe desafios, identifique oportunidades e desenvolva estratégias eficazes para alcançar os objetivos do projeto. Calcular a solução do projeto com base na situação futura é uma habilidade que requer uma compreensão profunda do projeto e do ambiente em que ele está inserido. Isso envolve a capacidade de prever as consequências das ações e adaptar as estratégias de acordo. Por exemplo, se uma solução proposta pode levar a um resultado indesejado no futuro, o planejador de projetos pode modificar a solução ou desenvolver estratégias para mitigar o impacto negativo.